TROVADORISMO
Origem
do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa,
história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de amigo, de escárnio e
maldizer, cancioneiros, livros, canções, música, uso de instrumentos
musicais.
INTRODUÇÃO: Podemos
dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua
portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que
Portugal estava no processo de formação nacional.
MARCO INICIAL: O marco inicial do
Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da
Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da
literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o
Quinhentismo.
TROVADORES: Na lírica medieval, os
trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o
acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas).
Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como
Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles:
“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da
Vaticana”.
Os
trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom
Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e
Meendinho.
No
trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas
(Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e
Cantigas de Amigo).
Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando
muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados
palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na
cantiga ou não.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras
eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da
mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema
mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o
sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o
vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus
“serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não
correspondido).
Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de
Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra “amigo”
nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a
lamentação da mulher pela falta do amado. www.google.com.br
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segunda-feira, 23 de maio de 2016
Trovadorismo: Resumo.
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