terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES

ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES 1. Marque a alternativa que indica em qual classificação do pronome se encaixa a palavra grifada: “Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista.” a. ( ) indefinido b. ( ) possessivo c. ( ) interrogativo d. ( ) pessoal oblíquo 2. Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias: a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles) b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele) c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas) d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles) e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele) f. Mandei _______ flores. (a você) g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela) 3. Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”: a. Entregou o presente para ________ b. Esta fruta é para ______ comer? c. Você nada poderá fazer por _______, infelizmente. d. De ________ depende seu trabalho. e. Isto é para _______ fazer amanhã cedo. 4. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases: a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.” b) _______ notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem. c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao exterior. d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.” 5. Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta: 1. pronome pessoal 2. pronome demonstrativo 3. pronome possessivo 4. pronome indefinido 5. pronome interrogativo 6. pronome de tratamento a) A sua ( ) memória é ótima! b) Pensou que eu ( ) não estivesse em pleno gozo de minhas ( ) faculdades mentais. c) Nada ( ) em teu ( ) organismo funciona direito. d) Está sempre doente e este ( ) remédio não a ( ) cura. e) Quem ( ) deu tal ( ) recado para ele ( )? f) Para aquela ( ) mulher adoentada qualquer ( ) conforto é suficiente. g) Quantos ( ) vivem aqui? Isto ( ) é um fim de mundo. h) Vossa Senhoria ( ) não merece consideração. 6. Identifique com um traço embaixo, os pronomes pessoais e classifique-os como reto e oblíquo quando for o caso: a. O mestre calou-se. b. Eles se alegram em praticar o bem. c. Peço-vos que aceiteis minha proposta. d. Vim saber se tu precisas de mim. e. Vejo-a sempre à saída do escritório. 7. Devemos empregar os pronomes oblíquos “lhe” ou “lhes” quando substituem um substantivo precedido das preposições “a” ou “para”, que indica o ser a quem se destina a ação. Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas: a) Vou dizer “a papai” o que penso sobre o assunto. b) Dei “ao menino” um bonito presente. c) Levei a carta “para mamãe”. d) Já escrevi “a papai” pedindo mais dinheiro. 8. Devemos empregar os pronomes oblíquos o, a, os, as quando estiverem substituindo substantivos não precedidos de preposição (a, de, para, sobre, etc.). Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas: a) Examinei “o livro”. b) Quebraste “a boneca”. c) Leve “a boneca” para ser consertada. 9. Substitua as expressões entre aspas, por pronomes oblíquos adequados, fazendo as modificações necessárias: a) Vou dar “a elas” a necessária atenção. b) Prezo muito minha mãe: respeito “ela”, honro “ela”, obedeço “a ela”, e estimo “ela” de todo o coração. c) Iludiram “ele” com muita facilidade. d) Estas rosas são belas! Vou colher “elas”. e) Mandei “a você” este recado. f) O exercício está bem feito; fiz “ele” com capricho. g) Vou levar “para ela” estes doces. h) Já vou dizer “a vocês” o que pretendo. i) Confio “a você” os meus segredos. j) Quando precisares do livro, manda buscar “ele”. 10. Substitua o pronome de tratamento existente na frase-modelo, de acordo com a autoridade indicada: Pronome de tratamento usado para o Ministro do Trabalho: Tenho a honra de encaminhar a “V. Excelência” o processo solicitado. a) Para um Reitor de Universidade_____________________________________________ b) Para um Arcebispo da Igreja Católica_________________________________________ c) Para um juiz de Vara Cível __________________________________________________ d) Para um governador _______________________________________________________ e) Para um rei ou imperador___________________________________________________ 13. Escreva nas lacunas um pronome indefinido que se adeque à frase: a) Batem à porta. Deve ser __________ que tem frio ou que procura ________ para comer. b) Não faças a ___________ o que não queres que te façam. c) Calma, pois até hoje _________________ chegou atrasado ao seu próprio enterro. d) Na vida _________ passa. e) Em __________ dias visito meus avós. 15. Preencha as lacunas com os pronomes EU ou MIM, de acordo com a situação que a frase exige: a) Desejava os filhotes para _______ b) As paredes lisas eram o maior obstáculo para _______ sair de lá. c) Ele contou para _______ o caso tal qual lhe relatei. d) O que você pede é difícil para _______ resolver sozinho. e) De _______ depende seu sucesso. 17. Passe um traço embaixo dos pronomes indefinidos e interrogativos existentes nas frases, escrevendo essa classificação dentro do parêntese: a) Quem me pediu para trocar mil reais? ( ___________________ ) b) Quem tudo quer, tudo perde. ( ____________________ ) c) Que lotação é essa? ( _____________________ ) d) Alguém deve trocar este dinheiro! ( _____________________ ) e) Quais obrigações tenho eu? ( ________________________ ) f) Não sei quem entrou. ( _______________________ ) g) Quanto deseja de troco? ( _____________________ ) h) Quanta paciência se deve ter! ( _____________________ )

EXERCÍCIOS SOBRE CLASSES GRAMATICAIS

EXERCÍCIOS SOBRE CLASSES GRAMATICAIS

v  Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:
1- SUBSTANTIVO
6 - VERBO
2- ARTIGO
7 - ADVÉRBIO
3 - ADJETIVO
8 - PREPOSIÇÃO
4 - NUMERAL
9 - CONJUNÇÃO
5 - PRONOME
10 - INTERJEIÇÃO

SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:


Comum/ Próprio
Concreto/ Abstrato
Primitivo/ Derivado
Simples/ Composto
Coletivo



Exercício: 1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:


a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.



ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas

Exercício: 2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada._______________________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces. _______________________________________________________________________________
c) A gaita era verde.________________________________________________________________________________

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo. Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

Exercícios: 3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: _____________________________________________________________________
b) gesto: ________________________________________________________________________
c) roupa: ________________________________________________________________________
d) mulher: _______________________________________________________________________

NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
Cardinal
Ordinal
Multiplicativo
Fracionário

Exercício:
5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________

PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser:


Pessoal
Possessivo
Demonstrativo
Indefinido
Interrogativo



Exercício: 6) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram. _______________________________________________________
c) Quantos ainda não votaram? ______________________________________________________
d) Há poucos erros na redação. ______________________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler. _________________________________________________________
f) Nosso povo está despertando. ______________________________________________________

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.

Exercício: 7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:


a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________



ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
Negação: não, absolutamente...
Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
Afirmação: sim, certamente, realmente....

Exercício: 8) Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo. (bastante: advérbio de intensidade)
a) Não engoli coisa nenhuma. ________________________________________________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família. _______________________________________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar._________________________________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.________________________________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se aqui.___________________________________________________________________________

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS
Exercícios: 9) Sublinhe as preposições:


a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?



10) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.





CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga: Duas palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas orações entre si.

Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:


a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio


.
INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são:


de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes



Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração
a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________

CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga: Duas palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas orações entre si.

Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:


a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio


.
INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são:


de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes



Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração
a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________

e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________

Elementos da Comunicação

LÍNGUA PORTUGUESA - Elementos da Comunicação

comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. De tal maneira, a palavra comunicação é um termo derivado do latim (“communicare”) e significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da interação social humana.

Sendo assim, os elementos que compõem a comunicação são:
Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.

Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor, por isso.

Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem

Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.

Contexto: Também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.

Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

Fique Atento!!!
A comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor. Em outras palavras, a comunicação ocorre a partir do momento que o interlocutor atinge o entendimento da mensagem transmitida.

Nesse caso, podemos pensar em duas pessoas de países diferentes e que não conhecem a língua utilizada por elas (russo e mandarim), sendo assim, o código utilizado por elas é desconhecido e, portanto, a mensagem não será inteligível para ambas, impossibilitando o processo comunicacional.

Importância da Comunicação
O ato de comunicar-se é essencial tanto para os seres humanos e os animais, uma vez que através da comunicação partilhamos informações e adquirimos conhecimentos. Note que somos seres sociais e culturais, ou seja, vivemos em sociedade e criamos culturas as quais são construídas através do conjunto de conhecimentos que adquirimos por meio da linguagem, explorada nos atos de comunicação.

Quando pensamos nos seres humanos e nos animais, fica claro que algo essencial nos distingue deles: a linguagem verbal.

A criação da linguagem verbal entre os seres humanos foi essencial para o desenvolvimento das sociedades, bem como para a criação de culturas. Os animais, por sua vez, agem por extinto e não pelas mensagens verbais que são transmitidas durante a vida, pois eles não desenvolveram uma língua (código) e por isso, não criam uma cultura.

Identifique os elementos das situações de comunicação a seguir:

Um estudante ao telefone convidando um colega de uma turma para ir ao jogo de futebol no próximo fim de semana
Emissor: ______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem; ____________________________________________
Código: ______________________________________________
Canal: ________________________________________________
Contexto: _____________________________________________

A aula ministrada pelo professor de comunicação empresarial.
Emissor: ______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem; ____________________________________________
Código: ______________________________________________
Canal: ________________________________________________
Contexto: _____________________________________________

E-mail mesclando texto e emoticons de uma jovem apaixonada ao seu namorado.
Emissor: ______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem; ____________________________________________
Código: ______________________________________________
Canal: ________________________________________________
Contexto: _____________________________________________

2. Identifique, nas situações concretas a seguir, em que elementos ocorreram interferências capazes de configurar ruído na comunicação.

Você sai de seu apartamento apressado e, enquanto espera o elevador, ouve o vizinho gritando: “Está frio!” O elevador chega e você desce._____________________________________________________________________

Um parente de vítima de atropelamento lê o boletim policial de ocorrência: “A vítima foi levada para o nosocômio mais próximo.” Fica atarantado por não saber onde está seu parente.______________________________________________________

Durante uma aula para a turma de Engenharia, no momento da explicação do conteúdo, o professor fica afônico (sem fala). A turma se dispersa.____________________________________________________________________

Um funcionário apresenta a seguinte desculpa ao chefe por ter chegado atrasado ao trabalho: “O tráfico estava muito intenso.”
______________________________________________________________________

Um funcionário informa o resultado da reunião com o cliente ao supervisor, que não deixa de ler e-mails enquanto ouve. Posteriormente, o supervisor adota um procedimento inadequado ao encaminhamento do caso.
______________________________________________________________________



Faça a devida correspondência
1.      Emissor
2.      Receptor
3.      Mensagem
4.      Código
5.      Canal
6.      Referente

(         ) A situação a que a mensagem se refere
(        ) Meio pelo qual se envia a mensagem
(       ) Informação transmitida
(       ) Aquele que envia a mensagem
(       ) Aquele que recebe a mensagem
(       ) Conjunto de sinais comuns aos interlocutores, organizados de acordo com certas regras.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet






Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet
Cães têm horário para comer, praticar atividades físicas e até para brincar. 
Investimento foi de R$ 160 mil em reforma e compra de equipamentos.



O Brasil tem hoje a segunda maior população de animais domésticos, somando mais de 50 milhões. E isso tem feito o mercado pet crescer sem parar. Em 2010, o setor movimentou R$ 11 bilhões, e este ano deve crescer 6%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação.
a) "Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet" 
b) "e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado”
c) "Para acomodar os cães, foram instaladas baias onde eles passam a noite ou descansam durante o dia." 
07) Identifique, no texto, um exemplo de discurso direto, transformando-o em discurso indireto:
08) "Investimento foi de R$ 160 mil em reforma e compra de equipamentos." Identifique o processo de formação da palavra em destaque:



Hoje é possível encontrar de tudo para os animais de estimação: de alimentação a serviços. E agora existe até uma creche especial: só para cachorros.
O espaço funciona em São Paulo há um ano e meio. Foi montado pelo empresário Maurício Padovani e pela médica veterinária Bartira Mendes. No local, a rotina é bem parecida com a de uma creche para crianças.
“A ideia surgiu porque nós temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o cachorro ficar durante o dia todo, que ele tivesse atividade”, conta Maurício.
A creche tem uma área de 200 metros quadrados. O investimento foi de R$ 160 mil na reforma do espaço e na compra de equipamentos. Por mês, a empresa fatura R$ 80 mil com os serviços.
O local funciona de segunda a sábado, das 8 da manhã às 7 da noite. Tem cerca de 30 cachorros matriculados. Os donos escolhem quantas vezes por semana e o período que o animal vai frequentar. O preço da mensalidade varia de R$ 210, uma vez por semana, a R$ 600, todos os dias.
Uma das salas funciona como um hotel. Para acomodar os cães, foram instaladas baias onde eles passam a noite ou descansam durante o dia. Quem optar por deixar o cão apenas no hotel paga por diária: R$ 50 durante a semana e R$ 70 aos fins de semana e feriados.
Os cães têm horário para comer, praticar atividades físicas e até para brincar. tudo supervisionado por uma equipe bem atenta. O local também oferece serviços de beleza, como banho e tosa.
Um dos aspectos mais interessantes da creche é que o espaço também serve para a socialização dos bichinhos. Aqui ficam cachorros de várias raças e tamanhos, todos juntos e com muita disposição para brincar.
“A natação é monitorada, o cachorro vai e faz algumas chegadas, vai e volta, algumas vezes. Os cachorros grandes chegam a fazer doze, treze, quinze chegadas, e os menores fazem uma quantidade menor”, conta o empresário Padovani.
 Espaço para crescer

Embalado pelos bons números do mercado, o empresário Maurício Padovani acredita estar no caminho certo e aposta na expansão do negócio.
“A clientela aumentou, praticamente dobrou, até mais do que isso. A propaganda boca a boca tem sido fundamental nesse período As pessoas estão conhecendo aqui a creche, um fala pro outro, e o movimento tem aumentado muito”, conta Padovani.

Atividades

01) Você concorda que cães e crianças devem ser tratados da mesma maneira? Justifique sua resposta:
02) O que mais lhe chamou a atenção nesta notícia? Por quê?
03) Lendo aos detalhes da reportagem, ela mostra toda a verdade sobre o que está por trás da notícia principal? Comente:
04) Leia atentamente o 3º parágrafo. Por que uma pessoa que quer ter um cachorro, precisaria que ele ficasse em uma creche todo o dia? Qual seria a solução para que isso não acontecesse?
05) Para que tipo de público está voltado este serviço?
06) Pesquise em dicionário o significado das palavras em destaque das frases abaixo:
09) Por que a reportagem diz que o local tem uma rotina parecida com a de uma creche para crianças? Que rotina seria essa?
10) Qual a sua opinião sobre o oferecimento de serviços típicos do ser humano, aos animais de estimação?
11) Explique o emprego das aspas na frase “A ideia surgiu porque nós temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o cachorro ficar durante o dia todo, que ele tivesse atividade”,
12) O que significa a expressão "propaganda boca-a-boca"?
13) Registre as suas impressões ao ler o texto-notícia:
14) Você acha justo uma pessoa ter um cachorro e deixá-lo numa creche? Comente:
15) Em que momentos justifica deixar um cão numa creche? Você deixaria? Por quê?
16) Crie uma outra manchete para a notícia:
17) Você acha que as pessoas estão substituindo crianças por cachorros? Comente:
18) Enumere vantagens e desvantagens dessa “humanização” dos cachorros, comentando-as:

19) Faça uma charge ou tirinha a respeito dessa notícia.