terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES
ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES
1. Marque a alternativa que indica em qual classificação do pronome se encaixa a palavra grifada:
“Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista.”
a. ( ) indefinido b. ( ) possessivo c. ( ) interrogativo d. ( ) pessoal oblíquo
2. Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:
a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______ flores. (a você)
g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela)
3. Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”:
a. Entregou o presente para ________
b. Esta fruta é para ______ comer?
c. Você nada poderá fazer por _______, infelizmente.
d. De ________ depende seu trabalho.
e. Isto é para _______ fazer amanhã cedo.
4. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases:
a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.”
b) _______ notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao exterior.
d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.”
5. Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta:
1. pronome pessoal 2. pronome demonstrativo 3. pronome possessivo
4. pronome indefinido 5. pronome interrogativo 6. pronome de tratamento
a) A sua ( ) memória é ótima!
b) Pensou que eu ( ) não estivesse em pleno gozo de minhas ( ) faculdades mentais.
c) Nada ( ) em teu ( ) organismo funciona direito.
d) Está sempre doente e este ( ) remédio não a ( ) cura.
e) Quem ( ) deu tal ( ) recado para ele ( )?
f) Para aquela ( ) mulher adoentada qualquer ( ) conforto é suficiente.
g) Quantos ( ) vivem aqui? Isto ( ) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria ( ) não merece consideração.
6. Identifique com um traço embaixo, os pronomes pessoais e classifique-os como reto e oblíquo quando for o caso:
a. O mestre calou-se.
b. Eles se alegram em praticar o bem.
c. Peço-vos que aceiteis minha proposta.
d. Vim saber se tu precisas de mim.
e. Vejo-a sempre à saída do escritório.
7. Devemos empregar os pronomes oblíquos “lhe” ou “lhes” quando substituem um substantivo precedido das preposições “a” ou “para”, que indica o ser a quem se destina a ação. Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas:
a) Vou dizer “a papai” o que penso sobre o assunto.
b) Dei “ao menino” um bonito presente.
c) Levei a carta “para mamãe”.
d) Já escrevi “a papai” pedindo mais dinheiro.
8. Devemos empregar os pronomes oblíquos o, a, os, as quando estiverem substituindo substantivos não precedidos de preposição (a, de, para, sobre, etc.). Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas:
a) Examinei “o livro”.
b) Quebraste “a boneca”.
c) Leve “a boneca” para ser consertada.
9. Substitua as expressões entre aspas, por pronomes oblíquos adequados, fazendo as modificações necessárias:
a) Vou dar “a elas” a necessária atenção.
b) Prezo muito minha mãe: respeito “ela”, honro “ela”, obedeço “a ela”, e estimo “ela” de todo o coração.
c) Iludiram “ele” com muita facilidade.
d) Estas rosas são belas! Vou colher “elas”.
e) Mandei “a você” este recado.
f) O exercício está bem feito; fiz “ele” com capricho.
g) Vou levar “para ela” estes doces.
h) Já vou dizer “a vocês” o que pretendo.
i) Confio “a você” os meus segredos.
j) Quando precisares do livro, manda buscar “ele”.
10. Substitua o pronome de tratamento existente na frase-modelo, de acordo com a autoridade indicada:
Pronome de tratamento usado para o Ministro do Trabalho: Tenho a honra de encaminhar a “V. Excelência” o processo solicitado.
a) Para um Reitor de Universidade_____________________________________________
b) Para um Arcebispo da Igreja Católica_________________________________________
c) Para um juiz de Vara Cível __________________________________________________
d) Para um governador _______________________________________________________
e) Para um rei ou imperador___________________________________________________
13. Escreva nas lacunas um pronome indefinido que se adeque à frase:
a) Batem à porta. Deve ser __________ que tem frio ou que procura ________ para comer.
b) Não faças a ___________ o que não queres que te façam.
c) Calma, pois até hoje _________________ chegou atrasado ao seu próprio enterro.
d) Na vida _________ passa.
e) Em __________ dias visito meus avós.
15. Preencha as lacunas com os pronomes EU ou MIM, de acordo com a situação que a frase exige:
a) Desejava os filhotes para _______
b) As paredes lisas eram o maior obstáculo para _______ sair de lá.
c) Ele contou para _______ o caso tal qual lhe relatei.
d) O que você pede é difícil para _______ resolver sozinho.
e) De _______ depende seu sucesso.
17. Passe um traço embaixo dos pronomes indefinidos e interrogativos existentes nas frases, escrevendo essa classificação dentro do parêntese:
a) Quem me pediu para trocar mil reais? ( ___________________ )
b) Quem tudo quer, tudo perde. ( ____________________ )
c) Que lotação é essa? ( _____________________ )
d) Alguém deve trocar este dinheiro! ( _____________________ )
e) Quais obrigações tenho eu? ( ________________________ )
f) Não sei quem entrou. ( _______________________ )
g) Quanto deseja de troco? ( _____________________ )
h) Quanta paciência se deve ter! ( _____________________ )
EXERCÍCIOS SOBRE CLASSES GRAMATICAIS
EXERCÍCIOS
SOBRE CLASSES GRAMATICAIS
v Na língua portuguesa há dez classes de
palavras ou classes gramaticais:
1- SUBSTANTIVO
|
6 - VERBO
|
2- ARTIGO
|
7 - ADVÉRBIO
|
3 - ADJETIVO
|
8 - PREPOSIÇÃO
|
4 - NUMERAL
|
9 - CONJUNÇÃO
|
5 - PRONOME
|
10 - INTERJEIÇÃO
|
SUBSTANTIVO é
toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas,
animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é
um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
Comum/ Próprio
Concreto/ Abstrato
Primitivo/ Derivado
Simples/ Composto
Coletivo
Exercício: 1) Localize os substantivos que aparecem nas
orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o
lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu
os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.
ARTIGO é a
palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas
Exercício: 2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor
me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei uma caneta
dourada._______________________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces. _______________________________________________________________________________
c) A gaita era
verde.________________________________________________________________________________
ADJETIVO é a
palavra que caracteriza o substantivo. Exemplo: Aquela moça é muito bonita.
(Bonita é um adjetivo)
Exercícios: 3) Sublinhe os adjetivos presentes nas
frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas
perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e
sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela
manhã.
4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários
modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva
e uma negativa:
a) camarada:
_____________________________________________________________________
b) gesto:
________________________________________________________________________
c) roupa:
________________________________________________________________________
d) mulher:
_______________________________________________________________________
NUMERAL é uma
palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
Cardinal
Ordinal
Multiplicativo
Fracionário
Exercício:
5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal,
ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da
torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria.
__________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de
trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas
para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães
participaram da reunião. ______________________________
PRONOME é a
palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser:
Pessoal
Possessivo
Demonstrativo
Indefinido
Interrogativo
Exercício: 6) Classifique o pronome destacado nas
frases abaixo:
a) Este animal não vai participar
da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram.
_______________________________________________________
c) Quantos ainda não votaram?
______________________________________________________
d) Há poucos erros na redação.
______________________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler.
_________________________________________________________
f) Nosso povo está despertando.
______________________________________________________
VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exercício: 7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________
ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde,
antigamente...
Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima,
abaixo, dentro, fora...
Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
Negação: não, absolutamente...
Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
Afirmação: sim, certamente, realmente....
Exercício: 8) Identifique e classifique os advérbios conforme
o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo
mundo. (bastante: advérbio de intensidade)
|
a) Não engoli coisa nenhuma. ________________________________________________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família. _______________________________________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de
viajar._________________________________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela
fronteira.________________________________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se
aqui.___________________________________________________________________________
PREPOSIÇÃO é
uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal,
estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM,
ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS
|
Exercícios: 9) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?
10) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários
anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar
__________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima
quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o
movimento ___________ pedestres.
CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO
CONJUNÇÃO é
a palavra invariável que liga: Duas
palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas
orações entre si.
Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio
.
INTERJEIÇÃO são
palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições
mais comuns são:
de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes
Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções
do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo –
advertência – admiração
|
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO
CONJUNÇÃO é
a palavra invariável que liga: Duas
palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas
orações entre si.
Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio
.
INTERJEIÇÃO são
palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições
mais comuns são:
de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes
Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às
emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo –
advertência – admiração
|
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
Elementos da Comunicação
LÍNGUA PORTUGUESA - Elementos da Comunicação
A comunicação está
associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de
mensagens entre um emissor e um receptor. De tal maneira, a palavra comunicação
é um termo derivado do latim (“communicare”) e significa “partilhar,
participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da
interação social humana.
Sendo assim, os elementos que compõem a comunicação
são:
Emissor: chamado também de locutor ou falante,
o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por
exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
Receptor: denominado de interlocutor ou
ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação,
de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo
locutor, por isso.
Código: representa o conjunto de signos que
serão utilizados na mensagem
Canal de Comunicação: corresponde
ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro,
revista, televisão, telefone, dentre outros.
Contexto: Também chamado de referente, trata-se
da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
Ruído na Comunicação: ele ocorre
quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por
exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor;
barulho do local; voz baixa; dentre outros.
Fique Atento!!!
A
comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem
transmitida pelo emissor. Em outras palavras, a comunicação ocorre a partir do
momento que o interlocutor atinge o entendimento da mensagem transmitida.
Nesse
caso, podemos pensar em duas pessoas de países diferentes e que não conhecem a
língua utilizada por elas (russo e mandarim), sendo assim, o código utilizado
por elas é desconhecido e, portanto, a mensagem não será inteligível para
ambas, impossibilitando o processo comunicacional.
Importância da Comunicação
O
ato de comunicar-se é essencial tanto para os seres humanos e os animais, uma
vez que através da comunicação partilhamos informações e adquirimos
conhecimentos. Note que somos seres sociais e culturais, ou seja, vivemos em
sociedade e criamos culturas as quais são construídas através do conjunto de
conhecimentos que adquirimos por meio da linguagem, explorada nos atos de
comunicação.
Quando
pensamos nos seres humanos e nos animais, fica claro que algo essencial nos
distingue deles: a linguagem verbal.
A
criação da linguagem verbal entre os seres humanos foi essencial para o
desenvolvimento das sociedades, bem como para a criação de culturas. Os
animais, por sua vez, agem por extinto e não pelas mensagens verbais que são
transmitidas durante a vida, pois eles não desenvolveram uma língua (código) e
por isso, não criam uma cultura.
Identifique os elementos das situações de
comunicação a seguir:
Um estudante ao telefone convidando um colega de
uma turma para ir ao jogo de futebol no próximo fim de semana
Emissor:
______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem;
____________________________________________
Código: ______________________________________________
Canal:
________________________________________________
Contexto:
_____________________________________________
A aula ministrada pelo professor de comunicação
empresarial.
Emissor:
______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem;
____________________________________________
Código:
______________________________________________
Canal:
________________________________________________
Contexto: _____________________________________________
E-mail mesclando texto e emoticons de uma jovem
apaixonada ao seu namorado.
Emissor:
______________________________________________
Receptor; _________________________________________
Mensagem;
____________________________________________
Código:
______________________________________________
Canal:
________________________________________________
Contexto:
_____________________________________________
2. Identifique, nas situações concretas a seguir,
em que elementos ocorreram interferências capazes de configurar ruído na
comunicação.
Você sai de seu apartamento apressado e, enquanto
espera o elevador, ouve o vizinho gritando: “Está frio!” O elevador chega e
você
desce._____________________________________________________________________
Um parente de vítima de atropelamento lê o boletim
policial de ocorrência: “A vítima foi levada para o nosocômio mais próximo.”
Fica atarantado por não saber onde está seu
parente.______________________________________________________
Durante uma aula para a turma de Engenharia, no
momento da explicação do conteúdo, o professor fica afônico (sem fala). A turma
se
dispersa.____________________________________________________________________
Um funcionário apresenta a seguinte desculpa ao
chefe por ter chegado atrasado ao trabalho: “O tráfico estava muito intenso.”
______________________________________________________________________
Um funcionário informa o resultado da reunião com o
cliente ao supervisor, que não deixa de ler e-mails enquanto ouve. Posteriormente,
o supervisor adota um procedimento inadequado ao encaminhamento do caso.
______________________________________________________________________
Faça a devida correspondência
1.
Emissor
2.
Receptor
3.
Mensagem
4.
Código
5.
Canal
6.
Referente
( ) A
situação a que a mensagem se refere
( )
Meio pelo qual se envia a mensagem
( )
Informação transmitida
( )
Aquele que envia a mensagem
( )
Aquele que recebe a mensagem
( )
Conjunto de sinais comuns aos interlocutores, organizados de acordo com certas
regras.
sexta-feira, 10 de junho de 2016
quarta-feira, 8 de junho de 2016
Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet

Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet
Cães têm horário para
comer, praticar atividades físicas e até para brincar.
Investimento foi de R$ 160 mil em reforma e compra de equipamentos.
O Brasil tem hoje a segunda maior população de animais domésticos, somando mais
de 50 milhões. E isso tem feito o mercado pet crescer sem parar. Em 2010, o
setor movimentou R$ 11 bilhões, e este ano deve crescer 6%, de acordo com a
Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação.
a) "Creche para cachorros gera bons lucros no mercado
pet"
b) "e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço
diferenciado”
c) "Para acomodar os cães, foram instaladas baias onde
eles passam a noite ou descansam durante o dia."
07) Identifique, no texto, um exemplo de discurso direto, transformando-o em
discurso indireto:
08) "Investimento foi de R$ 160 mil em reforma e compra de
equipamentos." Identifique o processo de formação da palavra em destaque:
Hoje é possível encontrar de tudo para os animais de estimação: de
alimentação a serviços. E agora existe até uma creche especial: só para
cachorros.
O espaço funciona em São Paulo há um ano e meio. Foi montado pelo
empresário Maurício Padovani e pela médica veterinária Bartira Mendes. No
local, a rotina é bem parecida com a de uma creche para crianças.
“A ideia
surgiu porque nós temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os
nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o
cachorro ficar durante o dia todo, que ele tivesse atividade”, conta Maurício.
A creche tem uma área de 200 metros quadrados. O investimento foi de R$
160 mil na reforma do espaço e na compra de equipamentos. Por mês, a empresa
fatura R$ 80 mil com os serviços.
O local funciona de segunda a sábado, das 8 da manhã às 7 da noite. Tem
cerca de 30 cachorros matriculados. Os donos escolhem quantas vezes por semana
e o período que o animal vai frequentar. O preço da mensalidade varia de R$
210, uma vez por semana, a R$ 600, todos os dias.
Uma das salas funciona como um hotel. Para acomodar os cães, foram
instaladas baias onde eles passam a noite ou descansam durante o dia. Quem
optar por deixar o cão apenas no hotel paga por diária: R$ 50 durante a semana
e R$ 70 aos fins de semana e feriados.
Os cães têm horário para comer, praticar atividades físicas e até para
brincar. tudo supervisionado por uma equipe bem atenta. O local também oferece
serviços de beleza, como banho e tosa.
Um dos aspectos mais interessantes da creche é que o espaço também serve
para a socialização dos bichinhos. Aqui ficam cachorros de várias raças e
tamanhos, todos juntos e com muita disposição para brincar.
“A natação é monitorada, o cachorro vai e faz algumas chegadas, vai e
volta, algumas vezes. Os cachorros grandes chegam a fazer doze, treze, quinze
chegadas, e os menores fazem uma quantidade menor”, conta o empresário
Padovani.
Espaço para crescer
Embalado pelos bons números do mercado, o
empresário Maurício Padovani acredita estar no caminho certo e aposta na
expansão do negócio.
“A clientela aumentou, praticamente dobrou, até
mais do que isso. A propaganda boca a boca tem sido fundamental nesse período
As pessoas estão conhecendo aqui a creche, um fala pro outro, e o movimento tem
aumentado muito”, conta Padovani.
01) Você concorda que cães e crianças devem ser tratados da mesma
maneira? Justifique sua resposta:
02) O que mais lhe chamou a atenção nesta notícia? Por quê?
03) Lendo aos detalhes da reportagem, ela mostra toda a verdade sobre o
que está por trás da notícia principal? Comente:
04) Leia atentamente o 3º parágrafo. Por que uma pessoa que quer
ter um cachorro, precisaria que ele ficasse em uma creche todo o dia? Qual
seria a solução para que isso não acontecesse?
05) Para que tipo de público está voltado este serviço?
06) Pesquise em dicionário o significado das palavras em destaque das
frases abaixo:
09) Por que a reportagem diz que o local tem uma rotina parecida
com a de uma creche para crianças? Que rotina seria essa?
10) Qual a sua opinião sobre o oferecimento de serviços típicos do ser
humano, aos animais de estimação?
11) Explique o emprego das aspas na frase “A ideia surgiu porque nós
temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os nossos clientes lá
habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o cachorro ficar durante o
dia todo, que ele tivesse atividade”,
12) O que significa a expressão "propaganda boca-a-boca"?
13) Registre as suas impressões ao ler o texto-notícia:
14) Você acha justo uma pessoa ter um cachorro e deixá-lo numa creche?
Comente:
15) Em que momentos justifica deixar um cão numa creche? Você deixaria?
Por quê?
16) Crie uma outra manchete para a notícia:
17) Você acha que as pessoas estão substituindo crianças por cachorros?
Comente:
18) Enumere vantagens e desvantagens dessa “humanização” dos cachorros,
comentando-as:
19) Faça uma charge ou tirinha a respeito dessa notícia.
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