terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES
ATIVIDADES/EXERCÍCIOS – PRONOMES
1. Marque a alternativa que indica em qual classificação do pronome se encaixa a palavra grifada:
“Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista.”
a. ( ) indefinido b. ( ) possessivo c. ( ) interrogativo d. ( ) pessoal oblíquo
2. Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:
a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______ flores. (a você)
g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela)
3. Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”:
a. Entregou o presente para ________
b. Esta fruta é para ______ comer?
c. Você nada poderá fazer por _______, infelizmente.
d. De ________ depende seu trabalho.
e. Isto é para _______ fazer amanhã cedo.
4. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases:
a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.”
b) _______ notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao exterior.
d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.”
5. Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta:
1. pronome pessoal 2. pronome demonstrativo 3. pronome possessivo
4. pronome indefinido 5. pronome interrogativo 6. pronome de tratamento
a) A sua ( ) memória é ótima!
b) Pensou que eu ( ) não estivesse em pleno gozo de minhas ( ) faculdades mentais.
c) Nada ( ) em teu ( ) organismo funciona direito.
d) Está sempre doente e este ( ) remédio não a ( ) cura.
e) Quem ( ) deu tal ( ) recado para ele ( )?
f) Para aquela ( ) mulher adoentada qualquer ( ) conforto é suficiente.
g) Quantos ( ) vivem aqui? Isto ( ) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria ( ) não merece consideração.
6. Identifique com um traço embaixo, os pronomes pessoais e classifique-os como reto e oblíquo quando for o caso:
a. O mestre calou-se.
b. Eles se alegram em praticar o bem.
c. Peço-vos que aceiteis minha proposta.
d. Vim saber se tu precisas de mim.
e. Vejo-a sempre à saída do escritório.
7. Devemos empregar os pronomes oblíquos “lhe” ou “lhes” quando substituem um substantivo precedido das preposições “a” ou “para”, que indica o ser a quem se destina a ação. Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas:
a) Vou dizer “a papai” o que penso sobre o assunto.
b) Dei “ao menino” um bonito presente.
c) Levei a carta “para mamãe”.
d) Já escrevi “a papai” pedindo mais dinheiro.
8. Devemos empregar os pronomes oblíquos o, a, os, as quando estiverem substituindo substantivos não precedidos de preposição (a, de, para, sobre, etc.). Baseado nessa informação faça a substituição correta das palavras entre aspas:
a) Examinei “o livro”.
b) Quebraste “a boneca”.
c) Leve “a boneca” para ser consertada.
9. Substitua as expressões entre aspas, por pronomes oblíquos adequados, fazendo as modificações necessárias:
a) Vou dar “a elas” a necessária atenção.
b) Prezo muito minha mãe: respeito “ela”, honro “ela”, obedeço “a ela”, e estimo “ela” de todo o coração.
c) Iludiram “ele” com muita facilidade.
d) Estas rosas são belas! Vou colher “elas”.
e) Mandei “a você” este recado.
f) O exercício está bem feito; fiz “ele” com capricho.
g) Vou levar “para ela” estes doces.
h) Já vou dizer “a vocês” o que pretendo.
i) Confio “a você” os meus segredos.
j) Quando precisares do livro, manda buscar “ele”.
10. Substitua o pronome de tratamento existente na frase-modelo, de acordo com a autoridade indicada:
Pronome de tratamento usado para o Ministro do Trabalho: Tenho a honra de encaminhar a “V. Excelência” o processo solicitado.
a) Para um Reitor de Universidade_____________________________________________
b) Para um Arcebispo da Igreja Católica_________________________________________
c) Para um juiz de Vara Cível __________________________________________________
d) Para um governador _______________________________________________________
e) Para um rei ou imperador___________________________________________________
13. Escreva nas lacunas um pronome indefinido que se adeque à frase:
a) Batem à porta. Deve ser __________ que tem frio ou que procura ________ para comer.
b) Não faças a ___________ o que não queres que te façam.
c) Calma, pois até hoje _________________ chegou atrasado ao seu próprio enterro.
d) Na vida _________ passa.
e) Em __________ dias visito meus avós.
15. Preencha as lacunas com os pronomes EU ou MIM, de acordo com a situação que a frase exige:
a) Desejava os filhotes para _______
b) As paredes lisas eram o maior obstáculo para _______ sair de lá.
c) Ele contou para _______ o caso tal qual lhe relatei.
d) O que você pede é difícil para _______ resolver sozinho.
e) De _______ depende seu sucesso.
17. Passe um traço embaixo dos pronomes indefinidos e interrogativos existentes nas frases, escrevendo essa classificação dentro do parêntese:
a) Quem me pediu para trocar mil reais? ( ___________________ )
b) Quem tudo quer, tudo perde. ( ____________________ )
c) Que lotação é essa? ( _____________________ )
d) Alguém deve trocar este dinheiro! ( _____________________ )
e) Quais obrigações tenho eu? ( ________________________ )
f) Não sei quem entrou. ( _______________________ )
g) Quanto deseja de troco? ( _____________________ )
h) Quanta paciência se deve ter! ( _____________________ )
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