EXERCÍCIOS
SOBRE CLASSES GRAMATICAIS
v Na língua portuguesa há dez classes de
palavras ou classes gramaticais:
1- SUBSTANTIVO
|
6 - VERBO
|
2- ARTIGO
|
7 - ADVÉRBIO
|
3 - ADJETIVO
|
8 - PREPOSIÇÃO
|
4 - NUMERAL
|
9 - CONJUNÇÃO
|
5 - PRONOME
|
10 - INTERJEIÇÃO
|
SUBSTANTIVO é
toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas,
animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é
um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
Comum/ Próprio
Concreto/ Abstrato
Primitivo/ Derivado
Simples/ Composto
Coletivo
Exercício: 1) Localize os substantivos que aparecem nas
orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o
lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu
os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.
ARTIGO é a
palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas
Exercício: 2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor
me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei uma caneta
dourada._______________________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces. _______________________________________________________________________________
c) A gaita era
verde.________________________________________________________________________________
ADJETIVO é a
palavra que caracteriza o substantivo. Exemplo: Aquela moça é muito bonita.
(Bonita é um adjetivo)
Exercícios: 3) Sublinhe os adjetivos presentes nas
frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas
perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e
sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela
manhã.
4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários
modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva
e uma negativa:
a) camarada:
_____________________________________________________________________
b) gesto:
________________________________________________________________________
c) roupa:
________________________________________________________________________
d) mulher:
_______________________________________________________________________
NUMERAL é uma
palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
Cardinal
Ordinal
Multiplicativo
Fracionário
Exercício:
5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal,
ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da
torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria.
__________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de
trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas
para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães
participaram da reunião. ______________________________
PRONOME é a
palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser:
Pessoal
Possessivo
Demonstrativo
Indefinido
Interrogativo
Exercício: 6) Classifique o pronome destacado nas
frases abaixo:
a) Este animal não vai participar
da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram.
_______________________________________________________
c) Quantos ainda não votaram?
______________________________________________________
d) Há poucos erros na redação.
______________________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler.
_________________________________________________________
f) Nosso povo está despertando.
______________________________________________________
VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exercício: 7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________
ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde,
antigamente...
Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima,
abaixo, dentro, fora...
Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
Negação: não, absolutamente...
Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
Afirmação: sim, certamente, realmente....
Exercício: 8) Identifique e classifique os advérbios conforme
o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo
mundo. (bastante: advérbio de intensidade)
|
a) Não engoli coisa nenhuma. ________________________________________________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família. _______________________________________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de
viajar._________________________________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela
fronteira.________________________________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se
aqui.___________________________________________________________________________
PREPOSIÇÃO é
uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal,
estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM,
ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS
|
Exercícios: 9) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?
10) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários
anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar
__________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima
quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o
movimento ___________ pedestres.
CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO
CONJUNÇÃO é
a palavra invariável que liga: Duas
palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas
orações entre si.
Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio
.
INTERJEIÇÃO são
palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições
mais comuns são:
de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes
Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções
do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo –
advertência – admiração
|
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
CONJUNÇÃO / INTERJEIÇÃO
CONJUNÇÃO é
a palavra invariável que liga: Duas
palavras com o mesmo valor, numa oração. Duas
orações entre si.
Exercício: 11) Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio
.
INTERJEIÇÃO são
palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições
mais comuns são:
de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes
Exercícios: 12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às
emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo –
advertência – admiração
|
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário