quarta-feira, 8 de março de 2017

Sonetos - Questões relacionadas.

Soneto é um pequeno poema composto de catorze versos, divididos em dois quartetos (duas estrofes com quatro versos) e dois tercetos (duas estrofes com três versos).

O soneto possui versos metrificados e rimados e, classicamente, esses versos são decassílabos (com dez sílabas métricas) ou alexandrinos (com doze sílabas métricas).

No século XX, apesar de a literatura moderna ter rompido com os modelos clássicos, alguns poetas cultivaram o soneto, como Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira e Vinícius de Moraes.

Observe a estrofe do Soneto do Maior Amor, de Vinícius de Moraes. Todos os versos são decassílabos.

Mai/o/r a/mor/ nem/ mai/s es/tra/nho e/xis/te
Que o/ meu/, que/ não/ so/sse/ga a/coi/sa a/ma/da
E/ quan/do a/sen/te a/le/gre/, fi/ca/ tris/te
E/ se a/ vê/ des/con/ten/te/, dá/ ri/sa/da.

Atividades relacionadas aos sonetos de Vinícius de Moraes e William Shakespeare

1       Realizar a metrificação dos versos dos dois sonetos;
2       Descobrir os tipos de rimas presentes nos dois sonetos;
3       Identificar os nomes das estrofes, conforme o número de versos que possuem.


Soneto de Fidelidade – Vinícius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa lhe dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

~ Soneto 18 ~

Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Às vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

Nomes das estrofes de acordo com o número de versos que elas possuem:

Monóstico – um verso
Dístico – dois versos
Terceto – três versos
Quadra ou Quarteto – quatro versos
Quintilha – cinco versos
Sextilha – seis versos
Septilha – sete versos
Oitava – oito versos
Nona – nove versos
Décima – dez versos


terça-feira, 7 de março de 2017

O LOBO E O CORDEIRO

O LOBO E O CORDEIRO



ATIVIDADES: SUBSTANTIVOS (1)

ATIVIDADES: SUBSTANTIVOS (1)

1. Reescreva as orações substituindo as palavras destacadas por um substantivo abstrato.


a) Conquistou o título com o seu esforço.
b) Ele é muito humilde.
c) Aprende tudo rapidamente.
d) Saiu após beijar a mãe.
e) Tem atitudes justas.
f) Muitos idosos têm problemas de saúde.
g) O mundo precisa de pessoas boas.
h) Jurou que não tinha mentido.
i) Acreditava que as coisas melhorariam.
j) Consertar carros é o meu trabalho.

2. Complete com substantivos abstratos.
a) Os problemas com a ___ afetaram a distribuição das leguminosas.
b) Zika é uma ___ causada pelo mosquito da dengue.
c) A ___ ambiental destrói o meio ambiente.
d) O aprendiz mostrou ter grandes ___.
e) Eu já falei e dei a minha ___.
f) A ___ foi tranquila. Isso porque o mar estava calmo.
g) A costureira tirou todas as minhas ___.
h) Muita ___ foi feita ao longo do curso.
i) No Natal, o clima é de ___.
j) Os ___ são feitos durante a cerimônia da colação de grau.

3. Indique substantivos abstratos a partir das seguintes palavras.


a) branco: brancura
b) jovem
c) mau
d) feio
e) delicado
f) certo
g) doce
h) macio
i) escuro
j) extenso



4. Indique 3 substantivos concretos para cada grupo.


a) Nomes de lugares
b) Nomes de instituições
c) Mobiliário
d) Personagens folclóricas
e) Objetos

5. Retire do texto 3 substantivos comuns e 3 substantivos próprios.
O anúncio do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2016 surpreendeu muitas pessoas. No dia 13 de outubro, a Academia Sueca anunciou que o astro norte-americano da música pop, Bob Dylan, era o premiado.
A escolha foi recebida com pouca receptividade por alguns e com alegria e reconhecimento por muitos. Estes consideram que a escolha inusitada reflete um avanço na forma de entender a arte literária.
As manifestações negativas giram justamente pelo fato de Dylan ser músico e, apesar de poeta, não ser escritor de ofício.
A Academia Sueca, a responsável pela seleção do escritor, declarou que a escolha levou em conta a criação de novas expressões poéticas.

6. Indique quais dos substantivos destacados são primitivos e quais são substantivosderivados.


a) Parece que gosta muito de papel. Sua mesa está cheia de papelada.
b) Caíram pedras na estrada. Algumas são autênticos pedregulhos.
c) Plantamos cada uma dessas árvores. Hoje, temos um arvoredo.
d) Comprei o sapato na sapataria nova.
e) Escolheu uma profissão que já está repleta de profissionais.
f) É preciso algum conhecimento de plantio para ter boas plantas.
g) Os funcionários têm funções diferentes.
h) A ferradura é feita de ferro.



7.  substantivos derivados a partir de substantivos primitivos.


a) jornal
b) telefone
c) casa
d) livro
e) carta

SUBSTANTIVOS – EXERCÍCIOS (2)

SUBSTANTIVOS – EXERCÍCIOS (2)


1. Indique quais das palavras abaixo são substantivos compostos.


a) girassol
b) rouxinol
c) passatempo
d) pernilongo
e) moleque
f) mandachuva
g) extraoficial
h) semianalfabeto
i) madrepérola
j) bombom
k) bem-te-vi
l) lobisomem





2. Corrija os substantivos compostos escritos incorretamente.


a) auto-retrato
b) passatempos
c) micronutriente
d) microondas
e) infra-estrutura
f) antinflamatório
g) alto-falante
h) recém-chegado



3. Complete as frases com o plural das palavras dadas.


a) Falou para os x. (cidadão)
b) Os x foram apresentados primeiro. (homem)
c) Não sei quais x escolher. (chapéu)
d) Costuma colocar alguns x na comida. (anis)
e) Apenas consegui resolver o problema das formigas com uns x. (pó)
f) Os x foram agredidos. (repórter)
g) Tinham x muito bem trabalhados. (abdômen)
h) Comprou x em alta. (ação)
i) Há x que vêm para bem. (mal)
j) Foram tão x comigo! (afável)
k) Eles são muito x para fazer as coisas. (ágil)
l) O lápis que eu tenho é diferente dos x que você tem. (lápis)



DE REPENTE (Skank)


DE REPENTE

Olhei, não via ela há muito tempo
Ah! quanto tempo faz? Nem me lembro mais
Então, pensei na vida que há algum tempo eu deixei pra trás
Não me deixa em paz, se não
Por quê?
Ainda aquele tempo dentro
Entra e sai
Volta, vem e vai, sem acabar
Mas tempo passou
O tempo passou!
E agora eu sei
O que eu passei cantei
Contei, estrelas mil no firmamento
Vão brilhar, depois apagar irão
Chorei as lágrimas correndo como nos cristais
Fogo dos vitrais pagãos
Não é solidão
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão no ar, como um furacão no mar
De repente você voltou assim
Eu preciso mais, eu preciso?
Eu preciso mais, eu preciso? (
Skank) 
01) Retire, da primeira estrofe, um desvio gramatical, desfazendo-o e explicando:

02) Transcreva da canção um exemplo de antítese:

03) Existe algum exemplo de hipérbole na letra de música? Se sim, copie e explique seu raciocínio:

04) O poeta  usou  um  recurso  muito usado para dar melodia à poesia:  repetição de consoantes...  Onde podemos encontrar este recurso  (figura de linguagem)?  E que nome é dado a ele(a)?

05) Qual a relação entre o título e o corpo do texto?  Que outro título você daria a este texto?

06) “Amar e desejar a vida que não deu as mãos”. Em sua opinião, quando a vida não está nas mãos? Explique:

07) Destaque da canção todas as comparações, dizendo  de qual você mais gostou e por quê:

08) Indique quantos fonemas e quantas letras há em: TEMPO, PASSOU, CHOREI e BRILHAR:

09) Como o eu lírico se sente na música?

10) Por que no final do texto o eu lírico se questiona  se precisa de mais?




































A Máquina e o Homem


A evolução tecnológica tem acarretado diversas mudanças em todas as atividades da área humana. Relendo o texto, responda as questões propostas:
1.    Por que a pergunta de Henry Ford, no início do século, tornou-se uma anedota?
2.    O que você entende por “aventura da linha de montagem”?
3.    Como você imagina a “fabrica do futuro”? Você concorda com a opinião de Warren g. Bennis? Por quê?
4.    O homem passou a ver a máquina como um objeto pensante? Justifique sua resposta.
5.    Comente esta afirmação tirada do texto: “Tecnologia e nostalgia são os irmãos gêmeos da imaginação moderna”.
6.    Por que o aperfeiçoamento da técnica não será suficiente para tornar o homem feliz?
7.    Você se coloca entre os saudosistas ou julga o progresso tecnológico uma conquista inadiável? Justifique sua resposta.
8.    O questionamento de certas pessoas, diante da substituição do homem pela máquina, tem fundamento? O que você pensa sobre isso?
9.    De que forma o computador vem modificando o comportamento humano?
10.Você concorda que o homem, apesar de todo o fascínio do computador, continuará a ser superior a ele? Por quê?
11.Explique a aparente contradição desta frase do texto: “ a imperfeição é a verdadeira grandeza do homem”?

quinta-feira, 2 de março de 2017

Elementos da Comunicação

LÍNGUA PORTUGUESA - Elementos da Comunicação A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. De tal maneira, a palavra comunicação é um termo derivado do latim (“communicare”) e significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da interação social humana. Sendo assim, os elementos que compõem a comunicação são: Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros. Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor. Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor, por isso. Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros. Contexto: Também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor. Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros. Fique Atento!!! A comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor. Em outras palavras, a comunicação ocorre a partir do momento que o interlocutor atinge o entendimento da mensagem transmitida. Nesse caso, podemos pensar em duas pessoas de países diferentes e que não conhecem a língua utilizada por elas (russo e mandarim), sendo assim, o código utilizado por elas é desconhecido e, portanto, a mensagem não será inteligível para ambas, impossibilitando o processo comunicacional. Importância da Comunicação O ato de comunicar-se é essencial tanto para os seres humanos e os animais, uma vez que através da comunicação partilhamos informações e adquirimos conhecimentos. Note que somos seres sociais e culturais, ou seja, vivemos em sociedade e criamos culturas as quais são construídas através do conjunto de conhecimentos que adquirimos por meio da linguagem, explorada nos atos de comunicação. Quando pensamos nos seres humanos e nos animais, fica claro que algo essencial nos distingue deles: a linguagem verbal. A criação da linguagem verbal entre os seres humanos foi essencial para o desenvolvimento das sociedades, bem como para a criação de culturas. Os animais, por sua vez, agem por extinto e não pelas mensagens verbais que são transmitidas durante a vida, pois eles não desenvolveram uma língua (código) e por isso, não criam uma cultura. Identifique os elementos das situações de comunicação a seguir: Um estudante ao telefone convidando um colega de uma turma para ir ao jogo de futebol no próximo fim de semana Emissor: ______________________________________________ Receptor; _________________________________________ Mensagem; ____________________________________________ Código: ______________________________________________ Canal: ________________________________________________ Contexto: _____________________________________________ A aula ministrada pelo professor de comunicação empresarial. Emissor: ______________________________________________ Receptor; _________________________________________ Mensagem; ____________________________________________ Código: ______________________________________________ Canal: ________________________________________________ Contexto: _____________________________________________ E-mail mesclando texto e emoticons de uma jovem apaixonada ao seu namorado. Emissor: ______________________________________________ Receptor; _________________________________________ Mensagem; ____________________________________________ Código: ______________________________________________ Canal: ________________________________________________ Contexto: _____________________________________________ 2. Identifique, nas situações concretas a seguir, em que elementos ocorreram interferências capazes de configurar ruído na comunicação. Você sai de seu apartamento apressado e, enquanto espera o elevador, ouve o vizinho gritando: “Está frio!” O elevador chega e você desce._____________________________________________________________________ Um parente de vítima de atropelamento lê o boletim policial de ocorrência: “A vítima foi levada para o nosocômio mais próximo.” Fica atarantado por não saber onde está seu parente.______________________________________________________ Durante uma aula para a turma de Engenharia, no momento da explicação do conteúdo, o professor fica afônico (sem fala). A turma se dispersa.____________________________________________________________________ Um funcionário apresenta a seguinte desculpa ao chefe por ter chegado atrasado ao trabalho: “O tráfico estava muito intenso.” ______________________________________________________________________ Um funcionário informa o resultado da reunião com o cliente ao supervisor, que não deixa de ler e-mails enquanto ouve. Posteriormente, o supervisor adota um procedimento inadequado ao encaminhamento do caso. ______________________________________________________________________ Faça a devida correspondência 1. Emissor 2. Receptor 3. Mensagem 4. Código 5. Canal 6. Referente ( ) A situação a que a mensagem se refere ( ) Meio pelo qual se envia a mensagem ( ) Informação transmitida ( ) Aquele que envia a mensagem ( ) Aquele que recebe a mensagem ( ) Conjunto de sinais comuns aos interlocutores, organizados de acordo com certas regras.