Gênero Textual: Reportagem
A Reportagem é um gênero textual não literário, considerado um
texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas,
televisão, internet, rádio, dentre outros. O repórter é a pessoa que está
incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em
geral.
Classificação: A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo
tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto ela possui uma função
social muito importante como formadora de opinião.
A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo,
narrativo ou opinativo. Desse modo, ela pode tanto se aproximar da notícia quanto
dos artigos opinativos, porém não deve ser confundida com eles. Expositivo e
Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o intuito
principal de informar o leitor.
Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem
ações e incluem tempo, espaço e personagens. E por fim, é um texto opinativo,
ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo
discorrido.
Geralmente são textos mais longos, opinativos e assinados pelos
repórteres, enquanto as notícias são textos relativamente curtos e impessoais
que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.
Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo
informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo
opinativo. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo
para ser elaborado pelo repórter, donde se desenvolve um debate sobre um tema,
de modo mais abrangente que a notícia.
Estrutura
Embora apresenta uma estrutura similar à da notícia, a reportagem é mais
ampla e menos rígida na estrutura textual e pode incluir as opiniões e
interpretações do autor, entrevistas e depoimentos, análises de dados e
pesquisa, causas e consequências, dados estatísticos, dentre outros. Vale
lembrar que a estrutura básica dos textos jornalísticos é dividida em três
partes:
Título Principal e Secundário: as reportagens,
tal qual as notícias, podem apresentar dois títulos, um principal e mais
abrangente (chamado de Manchete), e outro secundário (uma espécie de subtítulo)
e mais específico.
Lide: na linguagem jornalística a Lide
corresponde aos primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, os quais devem
conter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor.
Portanto, a Lide pode ser considerada uma espécie de resumo, donde as palavras
chave serão apontadas.
Corpo do Texto: Desenvolvimento do texto, sem
perder de vista o que foi apresentado na Lide. Nessa parte, o repórter reúne
todas as informações e as apresenta num texto coeso e coerente.
Principais Características
Segue abaixo as principais características do gênero reportagem:
·
Textos em primeira e terceira pessoa
·
Presença de títulos
·
Temas sociais, políticos, econômicos
·
Linguagem simples, clara e dinâmica
·
Discurso direto e indireto
·
Objetividade e subjetividade
·
Linguagem formal
·
Textos assinados pelo autor
Exercícios e Atividades
1. Aponte as Principais características do gênero textual reportagem.
2. Quais os suportes em que as reportagens aparecem geralmente?
3. Qual a principal diferença entre os gêneros textuais: Reportagem e
Notícia?
Atividade: Junto aos colegas de classe e com a
ajuda do professor, produzam uma reportagem sobre algum tema atual relevante,
por exemplo, as Olimpíadas no Brasil em 2016, o primeiro emprego, o uso de
drogas pelos jovens, o aumento da criminalidade na cidade, dentre outros.
Depois de escolhido o tema, fique atento à estrutura do texto, a
linguagem que será utilizada, o perfil dos interlocutores e o suporte (veículo)
que será utilizado para divulgar a reportagem. Quanto a isso, podemos pensar no
mural, jornais e rádios da escola.
Importante definir os objetivos do texto que será produzido e assim,
dividir as tarefas entre os integrantes do grupo. Por exemplo, o grupo que
ficará incumbido de realizar entrevistas, enquanto outro poderá reunir as
informações mais relevantes sobre o tema, sendo portanto, responsáveis pela
pesquisa.
Por fim, outro grupo poderá ficar encarregado de analisar os dados e
informações levantadas, organizar o texto e revisá-lo. Bom trabalho
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